All for Joomla All for Webmasters

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Você sabe o que é pressão alta?

• Hipertensão Arterial Sistêmica

Definição

A Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente está associada  a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de alguns órgãos principalmente coração, rins e  o cérebro. A mesma pode se agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia (colesterol elevado), obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito (DM).

No Brasil, HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV).

Dados norte-americanos de 2015 revelaram que HA estava presente em 69% dos pacientes com primeiro episódio de IAM, 77% de AVE, 75% com IC e 60% com DAP. A HA é responsável por 45% das mortes cardíacas e 51% das mortes decorrentes de AVE.

Fonte: 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão.

 
Prevenção

A prevenção primária através das modificações do estilo de vida e a detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar a doença e suas complicações.

 

Fatores de Risco

Entre os fatores de risco evitáveis estão:

– Obesidade
– Ingesta excessiva de Sal
– Ingesta excessiva de bebidas alcoólicas
– Sedentarismo
– Outros fatores de risco não evitáveis também estão presentes como idade, gênero, etnia e predisposição genética.

 

Comments are closed.